segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Carros de Competição: SAAb 99 EMS Turbo

O 99 foi o último modelo SAAB (Svenska Aeroplan AktieBolaget) nos ralis, substituindo o SAAB 96 V4, que já perdia terreno perante os Ford Escort RS1600, os FIAT 124 Abarth, e Lancia Stratos. Conduzido por dois pilotos que foram fiéis à marca durante sua estada no WRC, Erik Clarsson e Per Eklund, além de Stig Blomqvist, que lhe deu sua primeira vitória n ano de estréia do carro em competições, o Rally Boucles de Spa (Bélgica) de 1976. Desde então foi conseguindo bons resultados tanto no mundial de ralis onde ganhou duas vezes o Sweden Rally (Suécia) em 1977 e 1979 com Stig Blomqvist, quanto no campeonato sueco, onde acumulou vários títulos sob o comando de Per Eklund e Stig Blomqvist, sendo três em sequência, 1976-1978. Em 1979, se torna o primeiro carro com motor turbocomprimido a ganhar uma etapa do WRC, o Sweden Rally daquele ano. Em 1982, a marca se retira do WRC devido aos custos de produção dos novos carros Gr.B. Per Eklund correu no Sweden Rally pela última vez com o SAAB 99 em 1982, onde terminou em quarto lugar.

3 comentários:

Luís Augusto disse...

Mais uma lenda dos rallys (carro e piloto - Stig Blomqvist). A Saab chegou a correr no Grupo B do WRC?

Germano disse...

não...não era jogo para a SAAB fazer um Gr.B e eles sairam de vez dos ralis

Felipão disse...

Uma pena que eles não tenham participado...

É a cara desses suecos esses tipos de competições, pela resistência dos carros...