O Ford Escort RS foi sem dúvida o maior carro de ralis de todos os tempos, veio como substituto dos Cortina no final da década de 1960, e já de cara fez da equipe da Ford, uma das mais difíceis de ser batida. Sua vitória na Copa do Mundo Londres-Mexico de 1970, nas mãos de Hannu Mikola já mostrou o potencial do carro para competições. O Escort RS foi pilotado por grandes lendas do rali com Hannu Mikola, Roger Clark, Ari Vatanen, Carlos Sainz, entre outros. Outra característica interessante, ficou no WRC entre 1973-1998!!!!!!! Sendo substituído pelos Ford Focus WRC.
Nesses 25 anos, ganhou motores mais fortes, partes aerodinâmicas (Gr.2 1969-1981), tração 4x4, turbo (Gr. A, 1992-1997, e WRC 1998), e alguns "companheiros" como o Ford RS200 no Gr.B, e o Ford Sierra RS500, que era o carro principal da Ford entre 1987-1991 no Gr.A.
Venceu o RAC Rallye entre 1975-1979, além de em 1979, os três primeros colocados no final do campeonato, pilotavam um Escort, dando o primeiro título de construtores para a marca. Em 1981, mesmo com a chegada do pderoso Audi Quattro, venceu o título de pilotos, com Ari Vatanen, e pela sexta vez consecutiva, a Ford se manteve entre as três primeiras no ranking de construtores. Sem dúvidas, um clássico!
WRC 2024 - Rali do Japão (Final)
Há 12 horas
3 comentários:
Bela lembrança. Entretanto, embora tenha sido um vencedor, acho que o Escort nunca foi revolucionário como o Audi quattro ou o Lancia Delta.
Germano, sugiro um mecanismo de busca interna no seu blog, como a janela do canto superior esquerdo do meu. Estou procurando informações sobre o Aro e a primeira página que me ocorreu foi a sua...
O MK1... durante alguns anos sonhei em reconstruir um... se pudesse ter um clássico, era este.
Postar um comentário