segunda-feira, 23 de junho de 2008

Jipes: ARO 24

O ARO 24, fabricado na Romênia desde 1972, foi um dos muitos veículos fora de estrada fabricados nos países do Leste Europeu. Foi um dos mais populares off-roads europeus, sendo produzido por 34 anos com poucas alterações em seu desenho e gerando uma série iniciada com o modelo 240, um modelo espartano de duas portas, depois vieram o 243, modelo três portas e o 244, modelo quatro portas. Gerou também o modelo 10, que era uma versão reduzida do 24, vindo a ser produzido a partir de 1980. Durante essa década, o presidente romeno na época Nicolae Ceausescu, ofereceu alguns modelos 10 junto com outros prêmios para mulheres que tivessem 10 ou mais filhos. A fábrica (ARO - Auto Romania) foi privatizada em 2003 sendo vendida para uma companhia chamada Cross Lander, que chegou a fabricar o modelo 244 com mecânica revisada tanto no Brasil quanto nos EUA, mas por problemas de fraude a Cross Lander foi processada pelo Governo Romeno, e mais tarde tanto a ARO quanto a Cross Lander faliram, pondo um fim na produção dos veículos.

2 comentários:

Danilo Ricco disse...

Foi realmete uma pena o fim da ARO....

Speeder_76 disse...

Nâo sei se ainda vim cá, mas se não... paciência, estreio-me agora.


Gosto do teu blog. És como eu, estás a fazer algo quase inédito: falar de jipes. No meu caso é falar de formula 1 e da história do automobilismo, em Portugal. Os paralelismos são quase evidentes.


Enfim, vou incluir esta coisa preciosa no meu blogroll, Germano. E já agora, quando tiveres tempo, podias falar sobre o "nosso" jipe, o UMM Alter, não sei se ouviste falar... Fabricaram-se alguns milhares de carros, e aqui, é um culto!


Um abraço, do Outro Lado do Atlântico!