sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Carros de Competição: Opel Kadett 4S

O Kadett 4S, uma avis rara dos rallies, seria um possível substituto aos Manta 400, já defasado em relação aos outros carros do Gr.B, mas infelizmente, assim como muitos carros que não receberam homologação a tempo de correr na categoria, o Kadett 4S não passou de protótipo. Seguindo a prática da OPC (Opel Performance Center) na época, seu motor foi desenvolvido por preparadores independentes, nesse caso a também alemã Zakspeed, e contava com 500CV, mas acabou sendo a causa de um grande embaraço, já que a Opel anunciou seu fabuloso motor para a imprensa, e mais tarde foi descoberto ser um motor Ford comprado através da Zakspeed!!!! Mesmo com o fim do Gr.B e o aborto do Gr.S, a Opel que contava com dois modelos prontos instalou motores 2.4 do Manta 400 (que eram preparados pela Cosworth) nos dois carros e foram tentar a sorte no Paris-Dakar, onde venceram duas etapas terminando entre os 40 primeiros, mesmo sofrendo várias quebras, inclusive a falta de amortecedores reservas, devido a quebras.

5 comentários:

Luís Augusto disse...

Opel e Rally só me fazem lembrar de um nome: Walther Röhrl.

O que aconteceu com a Zakspeed? Quebrou? Lembro dela até na F-1.

Felipão disse...

Eu acho que quebrou mesmo, Luís...

nunca mais ouvi falar...

Germano disse...

Nenhuma coisa nem outra...a Zakspeed vai muito bem obrigado...só retornaram para os campeonatos de GT

Luís Augusto disse...

Grande Germano! Valeu!

José António disse...

Belo post.
Desconhecia este carro. Estamos sempre a aprender.
Cumprimentos