sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Carros de Competição: SEAT 124 Proto

Na década de 1970, a fabricante espanhola SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo) montou uma estrutura de competições, e além de competir inicialmente em pistas, caiu no rali dois anos depois com o SEAT 124 tendo grande êxito no Campeonato Espanhol de Rali, onde faturou os campeonatos de 1973 até 1979. Entrou no WRC em 1976, com a evolução do SEAT 124, o SEAT 124 Proto. O carro estava preparado para o Gr.5, onde enfrentava de igual pra igual, Porsche 911 SC, Lancia Stratos, Ford Escort RS1800, mas restrições no regulamento para os Gr.5 em 1979 acabaram aposentando o 124 Proto mais cedo. Contava com um motor revisado 2.1cc com 210CV, somado a robustez da carroceria, fazia do 124 Proto um carro com bastante potencial. Uma curiosidade a cerca do 124, ele era uma versão sob licença do FIAT 124, assim como o AvtoVAZ/Lada 2105, que também andava bem nos ralis. Em 1981, a FIAT desfaz a sociedade com a marca , deixando-a em péssimas condições financeiras e a SEAT se retira do WRC, retornando em 1985, já sobre domínio do Grupo VW.

Um comentário:

Luís Augusto disse...

E ainda tem gente que chama o Laika de porcaria...
Sempre defendi o carrinho enquanto esteve no Brasil, alegando que tinha pedigree de carro campeão, mas ninguém dava bola. Sabia que a Seat tinha fabricado o 124, mas não tinha conhecimento de que ele participou de rallys.