quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Carros de Competição: SEAT Toledo Marathon

Bom, retornando aos carros de Cross-Country, o SEAT Toledo Marathon foi um dos grandes carros que correram na categoria protótipos 4x4, lançado em 1992, substituindo os SEAT Marbella Proto e os Ibiza Bimotor nos ralis, o Toledo Marathon, fez um grande sucesso numa carreira relativamente curta, foi vencedor do Baja Portugal em 1993 com José Maria Servià, em 1994, foi bem no Mundial Cross-Country, sendo segundo no Baja Portugal, com Erwin Webber, e terceiro e quarto lugares no Baja España com Webber e Servià respectivamente. Seu último grande resultado foi um segundo lugar no Raid da Grécia, com Servià, e em 1994 se despede com o fim dos protótipos 4x4. No ano seguinte, a marca começaria seu retorno ao WRC com o fabuloso Ibiza Kit-Car.

5 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Bonito este Seat Toledo. Pena que ficou pouco tempo competindo.
Grande abraço. Feliz Natal meu velho!
SAVIOMACHADO

Felipão disse...

Lindo, como todos os outros Seats, seja no WTCC ou correndo de rali

Felipão disse...

Lindo, como todos os outros Seats, seja no WTCC ou correndo de rali

Anônimo disse...

Olá, descobri este blog hoje, e decidi deixar um pequeno acréscimo à história deste Seat.
Foram só construídas 2 viaturas, hoje a Seat possui uma, e a outra foi comprada em 1997 por um piloto português chamado Santinho Mendes. Foi com este carro que ele ganhou o campeonato português de Todo-Terreno e participou em alguns Dakar´s, no entanto foi mudado o motor , o Audi turbo de 5 cilindros, foi substituído por um PRV de 3500cc (igual aos do Schlesser, vecedor do Dakar em 1999 e 2000), pois as regras tinham mudado e a FIA (federação internacional do desporto automovel) tinha banido os motores turbo, excepto os diesel.
Em 2000, numa prova , devido a uma fuga de gasolina, este veículo foi completamente destruído pelo fogo, quando era conduzido pelo filho de Santinho, José Mendes.
Hoje alguns genes deste veículo , ainda sobrevuvem, pois um novo protótipo baseado nas peças extras que a equipa ainda posuía

Abraços Nuno

Saltitos TT disse...

Carissimos.
É verdade que a uniade que veio para Portugal em 1997 e foi campeã com o Sr. Santinho Mendes, foi destruída pelo fogo em Setembro de 2001 não por uma nfuga de gasolina mas sim pela quebra de um colector de escape que pegou fogo aos pneus suplentes, e ao chegar a um controlo é que deram pelo fogo onde já não conseguiram apaga-lo. Foi o fim desse chassis. Dado que para a época de 2001 a carroçaria foi mudada para uma com aspecto OPEL ASTRA.
Actualmente existe um carro onde foram aplicadas as mais valias desse que ardeu e melhorados os aspectos menos bons.
Abraços