sábado, 6 de dezembro de 2008

Carros de Competição: VW 1300L "Gaúcha Car"

Em finais de 1978, começou aquele que seria o maior rali da América Latina, o Rallye Internacional Vuelta a la América del Sud, que cruzava 10 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, e Chile) e mais de 28 mil quilômetros de percurso. E dois VW 1300 foram inscritos pela equipe Gaúcha Car com apoio da Volkswagen do Brasil (que perparou o motor dos carros) para a prova, e seguiram para Buenos Aires, onde era a largada/chegada da prova, que durou 39 dias. Com bastante dificuldade, 22 carros terminaram a prova, dos 57 que largaram. Entre esses, os dois carros brasileiros, que terminaram em 1º e 2º na classe A (para carros até 1.300cc) e terminando em 16º e 19º na geral. Em comemoração aos 30 anos do feito, o carro número 110 (vencedor da classe) foi reformado e posto em exibição no Museu de Tecnologia da ULBRA no Rio Grande do Sul, e lançado um livro sobre a prova Rallye Volta da Améria 1978-2008, escrito por Paulo Torino e Renato Pastro.

5 comentários:

Luís Augusto disse...

Nessa época, a VW do Brasil estava investindo bastante nos rallys. Teve também o Rally del Chaco, que ela mostra um Fusca passando onde um Fiat 147 e um Dodginho ficaram atolados.

Germano disse...

sim...eu acho tenho uma revista com um anúncio da VW desse rally

Felipão disse...

Isso que eu ia dizer...

Esses carros mandavam muito bem nesse tipo de rali...

Inclusive no Trans-chaco...

inclusive, tinha muito Gol a ar participando também...

Belíssimo achado, Germano...

Felipão disse...

Isso que eu ia dizer...

Esses carros mandavam muito bem nesse tipo de rali...

Inclusive no Trans-chaco...

inclusive, tinha muito Gol a ar participando também...

Belíssimo achado, Germano...

SAVIOMACHADO disse...

Cara... que interessante. Muito legal esse lado histórico dos ralis brasileiros. Ainda não tinha visto nada igual. Muito legal teu blog Germano. Estou te linkando no SM. Grande abraço.
SAVIOMACHADO