O Lancia Fulvia HF, baseado no Fulvia
coupé, era uma versão mais forte, potente, e espartana desse modelo, idealizado para competições, contava com motor de 160HP, tração dianteira, e baixo peso (850kg), era mais estável e fácil de dirigir que os modelos rivais. Foi o primeiro dos elefantinhos vermelhos a despontar nos ralis ganhando com folga o campeonato internacional de 1972 e o WRC em 1974, iniciando o recorde de títulos da Lancia na competição (10 títulos). Os dois títulos foram conquistados pela dupla Munari/Mannuci. Embora cada um com uma versão diferente do Fulvia o Fanalone (1972, com faróis centrais grandes, da primeira geração) e o Fanalino (1974, com faróis centrais menores, da segunda geração). Foi substituído por outra lenda dos ralis, o Lancia Stratos.
5 comentários:
160 hp? A base era o mesmo V4 do modelo de rua?
todos os fulvia vinham com motor V4
os HF de rua (Stradale) tinham 132HP e os de corrida rendiam mais
Esse teve o dedo do Cesare Fiorio??? Ou só a partir do Stratus???
sim...inclusive a HF foi criada pelo próprio Fiorio
Mais um clássico de ralis lindíssimo.
Postar um comentário