O Triumph TR7 foi o "substituto" do Mini Cooper nos ralis, ambos eram produtos da British Leyland Motor Company. Lançado em 1975, possuía um desenho similar ao do concorrente italiano FIAT X1/9. Inicialmente vinha com uma versão melhorada do motor do Triumph Dolomite Sprint, com um cabeçote 16v, 1998cc e 220HP, mais tarde, foram usados motores Rover V8 3.492cc com quatro carburadores duplos Zenith-Stromberg, que entregavam 295HP. O TR7 quatro cilindros teve vida breve, durou dois anos sendo substituído pelo modelo V8 a partir de 1978. Entre 1976 e 1980, a Triumph participou do WRC sempre com resultados medianos, exceto um excelente 3º lugar de Per Eklund na Finlândia (1000 Lakes) em 1980. O TR7 era mais um carro mais apropriado para provas em asfalto, onde era bastante competitivo.
3 comentários:
Pena que a BMC jogou fora a tradição do Mini. Realmente o TR7 não tinha desenho adequado para rali.
Caramba, nunca soube que o TR7 participava de rallies...
o Mini saiu de cena cinco anos antes do TR7 entrar
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