O Toyota Land Cruiser começou com um projeto baseado no Bantam GP durante a Segunda Guerra, quando os japoneses utilizaram de engenharia reversa para desenvolver o AK10, um modelo semelhante aos modelos americanos (Bantam GP/Willys MB/ Ford GPW) em capacidade de carga. Mas na década de 1950 a Toyota construiu um modelo com base nas especificações do Jeep americano para a Guerra da Coréia, surgiu o Toyota Jeep BJ que era maior que o Jeep e mais potente, mas era só como veículo militar e da Polícia. Em 1953 a produção do modelo civil começou, e no ano seguinte ganhou o nome de Land Cruiser. Em 1958 começou a produção do Land Cruiser FJ25 no Brasil, sendo o primeiro a ser produzido fora do Japão. Em 1960, o FJ40 fabricado no Brasil passou a ser chamado de Bandeirante e sendo construído até 2003.
Enquanto isso o Land Cruiser seguia sua evolução, a série 50 nos anos 70/80, a 60 entre 1980-1990, até a nona e atual geração (a 200) lançada esse ano. É um dos mais importantes fora-de-estrada da história, junto com o Jeep e o Land Rover, com um currículo de competições variadas.
Enquanto isso o Land Cruiser seguia sua evolução, a série 50 nos anos 70/80, a 60 entre 1980-1990, até a nona e atual geração (a 200) lançada esse ano. É um dos mais importantes fora-de-estrada da história, junto com o Jeep e o Land Rover, com um currículo de competições variadas.
3 comentários:
Um dos jipes com mais fãs no Brasil, junto com o Niva e o Willys...
O Bandeirante foi constuido até novembro de 2001.
Existe um exemplario dele na Europa por enquanto...
Preço por favor
Postar um comentário