O Toyota Celica GT-Four, foi o primeiro carro japonês a ter sucesso nos ralis, não apenas ganhar na classe, ou em algumas provas, mas ser um carro campeão...passos seguidos no WRC pela Mitsubishi (Ralliart) e pela Subaru (Prodrive) anos mais tarde. O carro estreou nos ralis em 1988, no ano seguinte já conseguia sua primeira vitória, além de ter feito Carlos Sainz (1990, 1992), Juha Kankkunen (1993) e Didier Auriol (1994) campeões mundiais, e fazer da Toyota bi-campeã consecutiva (1993-94) nos construtores. O GT-Four teve três gerações, o ST165, baseado no Celica de 4ª geração, com motor 3S-GTE e foram fabricados entre 1986-1989; o ST185, o mais vitorioso em competições e o mais famoso, com uma versão melhorada do motor e uma nova transmissão 4x4, foi fabricado entre 1989-1993, e o ST205, fabricado entre 1994-1999, foi o último Celica a competir, embora tenha ficado 2 anos no WRC, foi responsável pela suspensão de 1 ano da Toyota na categoria, devido a irregularidades no restritor de ar da turbina, mas se despediu com o título do Campeonato Europeu de Ralis em 1996.
Noticias: Formula 1 e GM chegam a acordo
Há 4 horas
Um comentário:
Esse Toyota andou muito.
Postar um comentário