O FSO Polonez foi um carro muito curioso, de longe era o mais potente carro da "Cortina de Ferro". Em 1977 após um acidente com o filho do Primeiro-Ministro, Andrzej Jaroszevicz no Rali da Polônia, a bordo de um Lancia Stratos, o fez perder a prova enquanto liderava. O carro teve danos estruturais, mas a mecânica intacta, foi mandada para o departamento de pesquisas da FSO. Que mais tarde desenvolveu uma versão de corrida do Polonez, usando toda a parte mecânica do Lancia Stratos. O carro era literalmente um lobo em pele de cordeiro. Para resolver problemas de tracionamento, usaram pneus mais largos na traseira. O carro enfrentava os rivais mais evoluídos, como Porsche 911, Renault 5 Turbo, e Kadett GTE.
Mas havia um problema, o carro era fraco estruturalmente para um motor tão forte, com 285HP além de ter problemas de distribuição de peso. Tinha tendência a rodar com extrema facilidade. Em 1985 foi para o Museu de Tecnologia de Varsóvia e em 2000 foi restaurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário