Em 1985, após se reestruturar, a SEAT retornou as competições, com um Ibiza com tração 4x4, de uma forma inusitada. Como não possuíam recursos para desenvolver um carro 4x4, fizeram algo diferente, usavam dois motores, um motor tracionava cada eixo, e eram ligados com um complexo sistema de eixos. Com dois motores 1.461cc, alimentados por dois Webber 40, contavam com 132HP, o carro foi bastante vitorioso, ganhando várias provas locais entre 1985 e 1988, quando foi aposentado, sendo substituído pelo Marbella Proto. Um carro com uma solução bastante curiosa para competições...Mas como era de se esperar, sua condução era complexa, pois haviam mostradores duplicados, dois acionadores, dois aceleradores, duas embreagens, duas alavancas de câmbio...
3 comentários:
A Seat deve ter se inspirado no Fusca bimotor dos irmãos Fittipaldi...
A empresa já era da Volks nessa época??? Pois o aspecto lembra muito os Volks do mesmo período... E a idéia dos dois motores é inusitada...
Parabéns pelo blog e pelo excelente post
Postar um comentário