O Opel Ascona 400 foi criado em 1978 quase que simultaneamente com o Manta 400, pelo deartamento de competições da Opel, conseguindo homologação para competir no ano seguinte, o carro era uma versão bastante agressiva do sedã Ascona (que deu origem ao Monza brasileiro). O carro contava com motor Cosworth feito especialmente para ele, usando como base o bloco do motor diesel do Opel Rekord, e um cabeçote desenvolvido pela Opel para Fórumla 2, com 16 válvulas e usando um par de Carburadores Weber 42, além de câmbio Getrag de 5 marchas. Aparentemente seria uma fera de 2.410cc com 240 HP aproximadamente.
Mas contava com tração traseira, como a maioria dos carros daquele período, embora fosse contemporâneo dos Audi Quattro, ficou logo obsoleto com a reclassificação em Gr.B em 1982. Era um carro detestado por alguns pilotos devido ao seu subesterço, como Ari Vatanen, embora tenha dado a última vitória ao Ascona 400 no Rally Safari de 1983.
2 comentários:
Carro de rali com subesterço... boa coisa não devia ser...
carro de rali com tração traseira substerçando...o carro era horrível...hehehehe
Postar um comentário