Na década de 1980, a AZLK Moskvich lança um modelo moderno e inovador, pelo menos para os padrões da URSS, o Aleko 2141, contava com motor longitudinal, e tração dianteira (foi o primeiro carro na URSS a contar com esse sistema), e desenho moderno (copiado do SIMCA 1308 de dez anos antes). Lançado em 1986, o carro começou a ter um protótipo para ralies, elaborado pela marca. Mas seu desenvolvimento foi tardio, sendo construído um protótipo em 1988, o AZLK Moskvich 2141-KR, que contava com um motor central, aspirado, e alimentado por dois carburadores Webber duplos e rendia 175 HP!!! (os concorrentes tinham o dobro dessa potência em média), além de tração traseira. Não chegou a passar da fase de protótipo, e nem ter os 200 modelos produzidos (requisito mínimo para Homologação no Grupo B), e muito menos chegou a tomar parte em competições, já que foi terminado quando a categoria havia sido banida. É um carro que chama a atenção pela raridade, e sua forma "diferente".
3 comentários:
O Grupo B deixou muita saudade, por tudo aquilo que foi desenvolvido, além de pilotos e etc...
Esse Aleko tem uma caraaaaaa de carro dos anos 80, quadradão e com entrada de ar. Mas não deixa de ser feio como todos os russos (tirando o Niva) de sua época...
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