Em 1985, muitos fabricantes viram no Grupo B uma vitrine fabulosa para seus carros, e muitos começaram a desenvolver versões específicas para homologação, e a AvtoExport via nos ralis uma forma de expor os veículos soviéticos. A Lada desenvolveu em parceria com a VFTS uma versão Grupo B do médio Samara (nome interno VAZ 2108). Em 1985 começam a desenvolver o projeto, sobre o nome de EVA. O carro era bastante promissor, tração traseira, chassi tubular, carroceria de fibra de vidro, motor central de 300CV derivado do Lada Zhiguli, com adição de turbo e injeção eletrônica e cabeçote de 16V. A AvtoVAZ estava com fundos para a produção das unidades de homologação, e alguns modelos prontos, inclusive variantes para Grupo S, mas foi vítima do cancelamento do Grupo B em 1986. O carro deu origem aos
Samara T3 de Cross-Country.
2 comentários:
Essa relação da Lada com as competições é antia, pra quem ficou surpreso com sua entrada no WTCC... vida longa aos russos...
sim...tanto que eles já terminaram mundial na frente da BMW!!!
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