O Austin-Rover Metro 6R4, foi criado para acabar com o mito de que só os carros sobrealimentados eram competitivos no WRC, com base em um modelo popular, com motor V6 aspirado, baseado no V8 dos MGB, o carro começou a ser desenvolvido em 1983 pela Williams Engineering (sim, a equipe de F1). Era um projeto promissor, mas como a equipe estava mais voltada para seus interesses particulares, e a Austin-Rover não tinha muita verba para o projeto. O carro ficou devendo em alguns aspectos. Mas o carro de pequenas dimensões, com motor central derivado do desenho do mítico Cosworth DFV, tração 4x4, e apêndices aerodinâmicos, fez um belo terceiro lugar em sua estréia em 1985, no RAC Rally (Inglaterra), onde chegou atrás das duas Lancia Delta S4 vitoriosas. Mas fora isso abandonava por problemas mecânicos causados pelo motor pouco testado e desenvolvido. Com o fim do Grupo B, o 6R4 seguiu o caminho do seu modelo de origem, e se tornou talvez o mais popular carro de rali entre colecionadores (razoavelmente barato) e pilotos de rallycross, subidas de montanha, e arrancadas. Com o fim do Grupo B em 1986, a Austin-Rover abandonou os ralis, e vendeu seu espólio para a TWR, que utilizou seu motor para desenvolver o motor dos clássicos Jaguar XJR de endurance. E mais tarde pegou essa unidade, adicionou uam Turbina Garrett T3, e estava pronto o Jaguar XJ220.
2 comentários:
legal! Eu não tinha muitas informações sobre esse carro,vou postar lá no meu blog sobre isso, com os devidos créditos é claro!
abraços!
molto intiresno, grazie
Postar um comentário