segunda-feira, 13 de abril de 2009

Carros de Competição: Lada Samara EVA

Em 1985, muitos fabricantes viram no Grupo B uma vitrine fabulosa para seus carros, e muitos começaram a desenvolver versões específicas para homologação, e a AvtoExport via nos ralis uma forma de expor os veículos soviéticos. A Lada desenvolveu em parceria com a VFTS uma versão Grupo B do médio Samara (nome interno VAZ 2108). Em 1985 começam a desenvolver o projeto, sobre o nome de EVA. O carro era bastante promissor, tração traseira, chassi tubular, carroceria de fibra de vidro, motor central de 300CV derivado do Lada Zhiguli, com adição de turbo e injeção eletrônica e cabeçote de 16V. A AvtoVAZ estava com fundos para a produção das unidades de homologação, e alguns modelos prontos, inclusive variantes para Grupo S, mas foi vítima do cancelamento do Grupo B em 1986. O carro deu origem aos Samara T3 de Cross-Country.

2 comentários:

Felipão disse...

Essa relação da Lada com as competições é antia, pra quem ficou surpreso com sua entrada no WTCC... vida longa aos russos...

Germano disse...

sim...tanto que eles já terminaram mundial na frente da BMW!!!